quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Estudo Bíblico

Compromisso com Deus

No nosso relacionamento com Deus, precisamos ter compromisso, se desejamos
realmente ter uma vida conforme a sua vontade; se desejamos ser autênticos, sinceros e fiéis,
necessitamos ter compromisso com o Senhor.Vamos meditar nesse tema, nesta ocasição, que
é muito oportuna para falarmos em compromisso com Deus. Estamos vivendo uma época de
tanta frieza espiritual, que grande parte dos evangélicos não demonstra ter compromisso com
Deus, com Jesus e com Sua palavra.
1. O que significa ter compromisso
Compromisso significa “Obrigação ou promessa solene”; também significa pacto ou acordo,
firmado entre duas partes; significa ainda trato a ser cumprido. Assim, ter compromisso com
Deus significa fazer um pacto com Ele de cumprir a sua vontade em nossas vidas.
2. Por que devemos ter compromisso com Deus?
1) Porque Deus é um Deus de compromisso conosco. Ele promete nos dar salvação, nos
guardar, nos guiar, nos ajudar, nos fortalecer, e suprir todas as nossas necessidades, segundo
a sua santa vontade. Ele nunca falhou (Is 55.11,12); “O céu e a terra passarão, mas as
minhas palavras não hão de passar” (Mt 24.35; Zc 12.2 (?): “Eu velo pela minha palavra...”;
2) Porque devemos obedecer à sua vontade, expressa na sua palavra. O salmista disse:
“escondi a tua palavra no meu coração para eu não pecar contra ti” (Sl 119.11). Josué, falando
ao povo, disse: “...porém eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24.15). Sem
compromisso com Deus é impossível servi-lo com fidelidade.
3. Como ter compromisso com Deus?
1) Reconhecendo que Ele é Deus soberano. “Antes que os montes nascessem, ou que tu
formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus” (Sl 90.2);
2) Reconhecendo que Deus é Senhor de nossas vidas. “Tua é, SENHOR, a magnificência, e o
poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra;
teu é, SENHOR, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos” (1 Cr 29.11).
3) Renunciando ao interesses pessoais. "Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e
mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu
discípulo. E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo"
(Lc 14:26,27). Isso implica em renuncia da carne, das vaidades, do egoísmo, do
individualismo, de projetos pessoais que não agradam a Deus (Sl 103.1);
4) Vivendo em santidade. “Como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em
toda a vossa maneira de viver” (1 Pe 1.15); Hb 12.14; 1 Ts 5.23. Daniel foi lançado aos leões;
Sadraque, Mesaque e Abdenêgo foram lançados na fornalha, mas não aceitaram relegar sua
vida de santidade.

Pr. Elinaldo Renovato de Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário